Menu

Estabilidade Emocional

“Alegrei-me, sobremaneira, no senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas nos faltava oportunidade. Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.” Filipenses 4:10-13.

Hoje nosso estado comportamental oscila por vários fatores, somos movidos pelas nossas emoções, e isso é muito perigoso. Como conseguir ser estável emocionalmente mesmo recebendo uma notícia ruim, um diagnóstico, ser humilhado, caluniado ou julgado por alguém, e mesmo assim, não ser abalado emocionalmente por circunstâncias adversas da vida. O apóstolo Paulo nos ensina que aprendeu com o tempo à condicionar o seu estado comportamental e a confiar em algo pleno e consistente, ao ponto de reagir com firmeza sem desanimar, e o mais importante, estar contente a toda e qualquer situação mesmo vivendo uma realidade difícil.

Como conseguir esta estabilidade nos tempo de hoje?

  • Primeiro passo (Ser alegre) preciso todos os dias não aceitar a tristeza, é uma decisão sorrir! é uma decisão andar bem humorado! eu preciso ter esse estado de espírito e levantar a cabeça sobre qualquer circunstância , só consegue isso que tem (FÉ). TER FÉ É CONFIAR, acreditar que tudo dará certo, que não importa o amanhã, o meu amanhã pertence a DEUS, e minha vida está em suas mãos, por isso não temerei nenhuma notícia ou diagnóstico, porque estou condicionado a crer e ter a certeza que em DEUS QUE VENCEREI, em CRISTO sou mais que vencedor. Esse é o primeiro passo, para começar a ter um estado emocional estável, ter essa certeza através da fé em JESUS, isso trará uma alegria tão grandiosa em meu coração, como Paulo diz, aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.

  • Segundo passo: (Domínio Próprio) Temos que aprender a controlar nossas reações, as vezes nos deixamos levar pelas nossas emoções e acabamos saindo do controle de nossas vidas, sendo guiados por variadas estradas. Pessoas perdem o casamento, emprego, amigo, por não controlar aquilo que fala, e uma única palavra, muda a história de vida de uma pessoa ou uma família, para o resto de sua vida. como fala em Tiago " O Perfeito varão tropeça no falar.

  • Terceiro passo: (Visão) A maneira que você energia as coisas pode conduzir a divessas direções de diversas formas, muitas pessoas encaram sua vida de maneira equivocada pelo fato de ter uma ótica distorcida de situações mediante uma famosa frase, " Tempestade em copo d'água", cuidado com a maneira de enxergar uma situação, isso provocara uma reação, levando as decisões precipitadas, e decisões precipitadas levam ao sofrimento.

Caro leitor essas três instabilidade emocional acontece justamente na sua mente, porque nos últimos anos, tem crescido o número de pessoas estressadas, nervosas, maus humoradas, esse crescimento se dá devido às situações do dia-a-dia, correrias e mais correrias, em busca de objetivos pessoais, materiais, e assim, as pessoas acabam emocionalmente sendo desestabilizadas.

Qual será a fonte que alimenta essa falta de estabilidade? Entre tantas, vai aqui uma dica:

MANIPULADOS PELO PENSAMENTO

A mente é um campo de batalha onde você precisa aprender a lutar contra maus pensamentos que constantemente são lançados na sua vida.
Quantas pessoas aceitam em sua mente o PESSIMISMO, aceitando que tudo não vai dar certo, pensam somente de forma negativa, aceitando a derrota, sem ao menos lutar.
Quantas pessoas aceitam em sua mente a ANSIEDADE, pessoas que sofrem antes do tempo, fazendo daquele problema uma tempestade em um copo d’água, querendo tudo para ontem, não conseguem esperar.
Quantas pessoas aceitam em sua mente o PASSADO, pessoas que sofrem com informações de circunstâncias que deveriam ser esquecidas, mas que vivenciam o passado, não conseguindo viver o presente.

CUIDADO COM OS PENSAMENTOS

Que você tem aceitado em sua mente, que tem manipulado o seu emocional fazendo com que você tome decisões precipitadas, tenha reações e ataques de iras constantes e mudanças em seu humor, etc.

OLHE SÓ O QUE A BIBLIA DIZ QUE VOCE DEVE PENSAR

“finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. Filipenses 4:8

Irmãos esse artigo relata apenas conselhos para lhe ajudar a vencer, e ter uma vida emocional equilibrada,e isso é de suma importância para voce ter uma vida emocional saudável, por isso exercite, pratique, para que você consiga chegar a esse nível de equilíbrio em sua vida, e não se esqueça "Aprender é Exercitar", DEUS te abençoe.

Pr. Cristiano

Canal livre para interação. Após o envio, aguarde análise de nossos moderadores para a publicação.

Ecipel
Bom Samaritano